Mato Grosso, S�bado, 18 de Maio de 2024     
Novo Portal
Acadêmicos de ciências biológicas e agronomia da Unemat em Tangará da Serra integram Programa de Ciências Agro-ambientais
Acadêmicos de ciências biológicas e agronomia da Unemat em Tangará da Serra integram Programa de Ciências Agro-ambientais
25/09/2007 08:48:09
por Coordenadoria de Comunicação Social

Os cursos de Ciências Biológicas e Agronomia de Tangará da Serra integram o Programa de Ciências Agro-ambientais desde 2004, e acadêmicos têm tronco comum e turmas mistas com o objetivo de interagir aspectos ambientais e de produtividade e desta forma possibilitar que os profissionais saiam da academia com uma visão global e prontos para atender as demandas regionais.

De acordo com os professores dos dois departamentos, o objetivo do programa é integrar os profissionais dessas duas áreas formando agrônomos mais comprometidos com a conservação dos recursos naturais e biólogos mais condescendentes com as demandas da sociedade atual, tendo, ambos, como foco uma visão global e atuação regional. Esta metodologia de ensino e trabalho foi batizada de Programa de Ciências Agro-ambientais (PCAA).

Esse Programa é regido por duas práticas constantes. A primeira é a constituição de turmas mistas de agronomia e biologia nos dois primeiros semestres dos cursos, o chamado núcleo básico. Ali os acadêmicos recém ingressos serão instruídos nas disciplinas que regem o programa e que são de interesse de ambas as ciências, como sociologia, matemática, ecologia, entre outras. A segunda prática é a realização de Grupos de Aprendizado, os chamados GA’s. Essa prática compreende a resolução de situações-problema por parte dos acadêmicos de cada semestre.

Em 2004, quando da criação do Programa foi realizada uma assembléia com a comunidade de Tangará da Serra para indagar sobre os problemas que ela mais desejava ver abordada pelos acadêmicos. Foram levantadas questões como o uso indiscriminado dos agrotóxicos, uso inadequado dos recursos naturais e a não integração dos processos produtivos interculturais. Essas questões foram transformadas em temas para a atuação dos acadêmicos, esses são os temas dos GA’s. Alguns deles são: “Caracterização da ocupação territorial de Tangará da Serra”; “Arranjo dos sistemas produtivos”; “Fauna, flora, solo e água”; “Agricultura familiar”; “Sistema solo-planta-atmosfera”; “Planta forrageira nos agroecossistemas”; e “Conservação dos recursos naturais”. Dentro desses temas, as disciplinas de cada semestre determinam uma forma de contribuição e os professores orientam os acadêmicos na condução dos estudos.

Ao final de cada semestre os acadêmicos envolvidos nos GA’s apresentam o resultado de seus trabalhos para uma banca, colegas acadêmicos e convidados e são avaliados quanto a apresentação, conteúdo e realização da proposta e participação de todos no processo. Os resultados dessas atividades, que compõem, antes de tudo, um programa de aprendizado, também têm constantemente retornado à comunidade à medida que os acadêmicos dão sugestões aos moradores ou apresentam palestras. De fato, esse retorno social tende a se intensificar, já que desde o início do ano ficou decidido que cada turma irá permanecer numa mesma área do início ao final da graduação. Isso os levará a conhecer a fundo as necessidades e aspirações de cada localidade. No momento há GA’s ocorrendo no Ararão, Córrego das Pedras, João do Boche e Antônio Conselheiro.

O Programa de Ciências Agro-ambientais (PCAA) já ocorreu em outros Câmpusda Unemat, mas atualmente só está operando em Tangará da Serra e cumpre com os três pilares da Universidade: Pesquisa, Ensino e Extensão.

Texto por professores da Unemat: Eduardo Bessa, Edenir Serigatto, Anderson Fernandes e com Lygia Lima – Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada